troca de informações

Ex-alunos do Margarida Lopes voltam à escola para contar experiências

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes, em Camobi, terão uma programação diferente nesta sexta-feira. O Projeto Compartilha, em sua primeira edição, vai trazer egressos do colégio para um bate-papo sobre a escola, formação e carreira. Seis ex-alunos vão se encontrar com os estudantes, nos turnos da manhã e da noite, para conversar e compartilhar as suas vivências.

Vestibular da UFN terá inscrição gratuita para a maioria dos cursos

A iniciativa partiu dos próprios egressos: Álvaro Pereira Moreira, químico industrial e agente imobiliário que estudou na escola entre 1982 e 1993; Rose Carneiro, produtora cultural formada em Relações Pública, estudante entre 1982 e 1989; Gésiner Manhago, formado em Ciências Contábeis e diretor de operações da Unicred, que passou pela instituição entre 1985 e 1995; Ana Paula Borges, contadora, empresária e vice-presidente do Sindicontabil, que estou no Margarida entre 1985 e 1995; André Almeida de Souza, publicitário e empreendedor, estudante de 1982 a 1993; e Cristian Sabulha Lopes, químico, professor e empreendedor, aluno do Margarida de 1987 a 1993.

A ideia partiu de André, que hoje vive em Joinville-SC, e veio de uma forma curiosa.

UFSM tem 960 vagas para o Colégio Politécnico e Ctism

- Eu sonhei uma noite que eu tinha voltado para o colégio, e era tudo diferente, toda cibernética. Quando acordei, lembrava do sonho e decidi voltar. De certa forma, fazer isso é uma responsabilidade, tanto para mim quanto meus colegas, que logo abraçaram a ideia. Todos estudamos em escola pública, em faculdades públicas. Todos temos nossas carreiras, nossa profissão, famílias. Eu acho que pode ser um grande exemplo voltar para a escola onde nos formamos e contar isso para os jovens - relata.

Isso foi há quase um ano e, desde então, ele vem mantendo contato com ex-colegas e com a escola para poder realizar o projeto. Cada um dos seis terá 10 minutos para se apresentar e contar um pouco da própria trajetória e depois os estudantes poderão fazer perguntas.

Gabarito do Encceja está previsto para ser divulgado na próxima semana

A ideia é que o projeto tenha próximas edições com outros egressos. O objetivo é também servir de exemplo para que ex-estudantes de outras escolas também possam replicar a ideia em seus locais de formação.

* colaborou Felipe Backes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trote Solidário terá doação de sangue e arrecadação de alimentos Anterior

Trote Solidário terá doação de sangue e arrecadação de alimentos

Próximo

Vestibular da UFN terá inscrição gratuita para a maioria dos cursos

Educação